14/10/2009
INTERCÂMBIO EM VISTA UNEB articula parceria com Ministério de Educação Superior de Cuba - Gestores da universidade e dirigente cubano Dimas Nestor Gutierrez estudam intercâmbio para Ensino de Graduação e de Pós-Graduação - Leia REPORTAGEM
No início de outubro, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) recebeu a visita do diretor de Internacionalização da Educação do Ministério de Educação Superior de Cuba, Dimas Nestor Gutierrez.
O encontro, que aconteceu na Sala Nobre da Reitoria, no Campus I da instituição, em Salvador, foi promovido pelo Núcleo de Estudos da América Latina (Neal) da universidade.
O reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, as pró-reitoras de Extensão (Proex), Adriana Marmori, e de Administração (Proad), Mirian Costa, e a coordenadora do Neal, Carmem de Farias, recepcionaram o diretor e apresentaram alguns dos projetos sociopedagógicos e de extensão desenvolvidos pela universidade na Bahia.
Para Dimas Gutierrez, a visita à UNEB foi estratégica, dada a relevância social da instituição em todo o estado.
“Temos a intenção de formalizar uma parceria. Viemos aqui trocar experiências acadêmicas entre a universidade e o modelo de funcionamento da educação superior de Cuba”, declarou o diretor.
A pró-reitoria Adriana Marmori adiantou os termos desse convênio.
“A princípio a proposta visa qualificar os docentes de ambos os países, com o intercâmbio de programas de pós-graduação”, sinalizou Adriana.
Segundo Maria Carmem Farias, o Neal está elaborando um documento oficial contendo a formalização das propostas que foram discutidas durante a reunião e que serão levadas, por Gutierrez, para o Ministério de Educação Superior de Cuba.
Educação referenciada
A coordenadora do Neal ressaltou que um possível intercâmbio com instituições cubanas é importante, na medida em que se trata de um modelo de educação superior “de referência e qualidade reconhecida internacionalmente”.
Para Gutierrez, uma boa oportunidade para que estudantes, professores, pesquisadores e gestores da UNEB conheçam de forma mais aprofundada o modelo de educação da ilha se dará durante o 7º Congresso Internacional de Educação Superior Universidade 2010, que acontece em fevereiro de 2010, em Havana.
O encontro foi prestigiado ainda pelo assessor especial da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PPG), Romilson Souza - que representou o pró-reitor Wilson Mattos -; a vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional (PGDR), Leliana Sousa; a professora Albeni Moura, representando a pró-reitora de Graduação (Prograd), Mônica Torres; e professora do Neal, Maria Eunice de Castro.
No hay comentarios:
Publicar un comentario